sexta-feira, 15 de maio de 2009

CRIAÇÃO DO ESTADO DE ISRAEL(Estado judeu)

Durante a Segunda Guerra Mundial, foram mortos seis milhões de judeus pelo movimento nazista de Adolfo Hitler, esse fato ficou registrado na história como o holocausto.

Esse holocausto sensibilizou muito a comunidade européia e reforçou a idéia de criação do Estado de Israel(único Estado judeu do mundo), que foi fundado pela ONU em 1948, deixando os palestinos sem território. Israel foi criado para ser a pátria para os judeus, povo que mais se dispersou pelo mundo, afinal foram destruídos por babilônios e romanos no passado. Em 1996 estimou-se que haja 4,5 milhões de judeus vivendo em Israel, cerca de 5,5 milhões nos Estados Unidos, 700 mil na França, 500 mil no Reino Unido, 185 mil na Argentina, 96 mil e 700 no Brasil, e 75 mil na Chile.

Quando o Estado de Israel foi criado, a Palestina era governada pela Inglaterra desde 1916. Poucas horas antes de se esgotar o mandato inglês sobre a Palestina, no dia 14 de maio de 1948, foi criado o Estado de Israel. Pela Declaração de Balfour, os ingleses prometiam aos judeus um lar na Palestina. Era a concretização de um sonho que Theodore Herzl acalentava: que os judeus tivessem uma terra onde pudessem se sentir livres. Para os judeus, a Palestina é a terra prometida por Deus e levam para lá todo o seu potencial financeiro e tecnológico e começam a construir um país.
O problema de tudo isso, é que a região já era ocupada por palestinos, uma sociedade de cultura e tradição tão antigas quanto às dos recém-chegados. Para os palestinos, é uma grande injustiça permitir-se que sua terra seja ocupada por gente recém-chegada.
Grande parte dos países do oriente médio, entre eles o Iraque, a Jordânia, o Líbano e a Síria atacam Israel, por não aceitar a idéia da ONU em criar o Estado judeu, mas são derrotados sempre por Israel, afinal este país é aliado dos Estados Unidos na região.

Nenhum comentário: